segunda-feira, 2 de março de 2009

Bernadim Ribeiro

As informações relativas à vida deste escritor renascentista são quase inexistentes. Presume-se que terá nascido por volta de 1482 e frequentado a Universidade de Lisboa entre 1507 e 1512. Em 1524 foi nomeado escrivão da câmara de D. João III. Desconhece-se igualmente a data da sua morte. Alguns autores situam-na por volta de 1552, no entanto, na écloga Basto, redigida antes de 1544, Sá de Miranda refere-se ao seu "bom Ribeiro amigo", dando-o como falecido.
Frequentou a corte de Lisboa e participou nos famosos serões do paço, visto que alguns poemas seus foram incluídos no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, publicado em 1516.
Além de doze poemas incluídos no Cancioneiro Geral, é autor da famosa novela Menina e Moça, de cinco éclogas e uma sextina. A novela Menina e Moça foi publicada pela primeira vez em 1554, na cidade de Ferrara (Itália), sob a orientação de judeu português exilado Abraão Usque. Esta facto, associado a outras circunstâncias, como o forçado afastamento da corte de Bernardim, tem alimentado a especulação de que o poeta seria de origem judaica. No entanto, até hoje não foi possível confirmar essa hipótese. Considerando especulativas todas as referências sobre as datas e locais de nascimento, período de vida e morte de Bernardim Ribeiro, algumas alusões autobiográficas à "aldeia que chamam Torrão" e a um "monte" podem levar-nos a considerar que o autor era oriundo da vila do Torrão, Baixo Alentejo. Na vila encontra-se actualmente uma estátua em homenagem ao escritor. Outro monumento ao autor pode ser encontrado no Museu de Évora onde existe uma estátua de António Alberto Nunes (1838-1912).

Sem comentários: